APRESENTAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO

A Lugar Comum é um projecto que nasce com o intuito de dinamizar e ampliar o panorama cultural na cidade de Coimbra. Partindo da experiência acumulada ao longo dos anos pelos seus elementos na organização e promoção de concertos musicais, pretende oferecer uma programação cultural alternativa, sem no entanto prescindir de elevados patamares de
exigência e maturidade, designadamente através da apresentação de propostas de irrefutável qualidade e originalidade.
 

Fundada em Setembro de 2008, ao longo do seu primeiro ano de existência, a Lugar Comum organizou e promoveu um total de quinze concertos na cidade de Coimbra. Veio também a realizar, no Teatro Académico Gil Vicente, uma conferência/debate subordinada ao tema “Programação musical: estruturas alternativas”.

No seu segundo ano de actividade, a Lugar Comum procurou não só reforçar as suas competências na organização e promoção de concertos (tendo para o efeito realizado um total de dez concertos), como veio a estender a sua actividade e influência para além da cidade de Coimbra. Esta dinâmica deveu-se em parte ao envolvimento e acompanhamento exigido por certos músicos internacionais, tendo em muitos casos assumido com sucesso a co-produção dos respectivos concertos em cidades como Lisboa, Porto, Aveiro ou Braga.

Registaram os referidos concertos, em média, cerca de 70% de taxa de ocupação nas respectivas salas, tendo a Lugar Comum em alguns casos, designadamente nos concertos de Jens Lekman, Laura Gibson, Noiserv, Laetitia Sadier, Peter Broderick, Albin de la Simone, Emily Jane White, Nils Frahm e Heather Woods Broderick, verificado uma ocupação total efectiva das salas.

Como outros, os nomes referidos são na sua totalidade fruto de uma primeira escolha e abordagem da Lugar Comum. Enquanto agente cultural, sempre pretendeu esta estrutura maximizar a promoção e divulgação daqueles projectos, pelo que o contacto com diversas salas e restantes estruturas culturais nacionais afigurou-se como um passo natural desde o
momento da sua constituição.

A Lugar Comum demonstrou desta forma que é possível apresentar uma programação alternativa e atenta às novas propostas da música independente, tendo ao longo do processo sedimentado uma relevante posição enquanto estrutura cultural na cidade de Coimbra, e progressivamente, no território nacional.

O consecutivo envolvimento de cada um dos seus membros define o perfil da Lugar Comum. Tal processo participativo pretende gerar uma constante mutação e crescimento do projecto, incentivando a interacção e aproximação a outros domínios artísticos, como sejam a escrita, o teatro, o cinema, a fotografia e as artes plásticas.



EQUIPA TÉCNICA

Departamento de Programação:
João Pedro Sousa
Ricardo Mariano

Departamento de Produção:
Ricardo Jerónimo
Sara Mendes
João Fidalgo

Departamento de Imagem e Comunicação:
Joana Corker 
Francisca Moreira

Departamento de Gestão Financeira:
Hugo Cardoso

Membros Fundadores:
Sara Mendes, João Pedro Sousa, Ricardo Mariano, Susana Sampaio Dias, Carla Lopes e Hugo Cardoso.